O planejamento de produtos interativos não pode contemplar jamais todas as formas de interação que os usuários poderão descobrir. Se a ilha da IBM andava vazia, o movimento mostrou que bastava um bom motivo para que ficasse movimentada e significativa.

Foi o que aconteceu neste caso. Nesta primeira greve virtual os empregados não pararam de trabalhar no mundo real. Usaram seu horário de almoço para colocar um bando de avatares protestando nas 7 ilhas da IBM e mais fortemente na ilha IBM Itália. Isso bastou para que a IBM advertisse que “a greve virtual poderia ter conseqüências bem reais”. Poucos dias se passaram e ainda não sabemos quais serão as verdadeiras conseqüências do protesto, se os funcionários terão suas reivindicações atendidas ou se sofrerão retaliações severas mas certamente na nossa memória ficarão guardados os cartazes em italiano que diziam “aumentamos os lucros e cortaram nosso bônus de produtividade”. Esta é uma lição a mais do metaverso.
O planejamento de produtos interativos não pode contemplar jamais todas as formas de interação que os usuários poderão descobrir. Se a ilha da IBM andava vazia, o movimento mostrou que bastava um bom motivo para que ficasse movimentada e significativa. Maiores informações sobre o protesto dos funcionários da IBM no Second Life podem ser obtidas no blog ibmslprotest.blogspot.com.
Escrito por Margot Pavan, para o iG / Second Life Informa.
Publicidade:

Nenhum comentário:
Postar um comentário