quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Protesto da IBM impõe o poder de mídia que o Second Life ainda possui

O planejamento de produtos interativos não pode contemplar jamais todas as formas de interação que os usuários poderão descobrir. Se a ilha da IBM andava vazia, o movimento mostrou que bastava um bom motivo para que ficasse movimentada e significativa.

O protesto virtual dos empregados da IBM no Second Life na semana passada deixou um impressionante resultado: 1850 participantes de mais de 30 países diferentes manifestaram sua solidariedade ao movimento e páginas sem fim foram espalhadas pela mídia. Cobertura de TV, blogs, vídeos no Youtube, manchetes em portais, enfim, uma repercussão impressionante no mundo real. O que mais chama atenção no Second Life ainda é seu poder de atingir as velhas mídias. Quando parece que todo mundo que tinha que entrar no Second Life já entrou, que tudo que tinha para acontecer já aconteceu, a gente percebe que o metaverso ainda tem muito a oferecer na linha “a primeira vez”.

Foi o que aconteceu neste caso. Nesta primeira greve virtual os empregados não pararam de trabalhar no mundo real. Usaram seu horário de almoço para colocar um bando de avatares protestando nas 7 ilhas da IBM e mais fortemente na ilha IBM Itália. Isso bastou para que a IBM advertisse que “a greve virtual poderia ter conseqüências bem reais”. Poucos dias se passaram e ainda não sabemos quais serão as verdadeiras conseqüências do protesto, se os funcionários terão suas reivindicações atendidas ou se sofrerão retaliações severas mas certamente na nossa memória ficarão guardados os cartazes em italiano que diziam “aumentamos os lucros e cortaram nosso bônus de produtividade”. Esta é uma lição a mais do metaverso.

O planejamento de produtos interativos não pode contemplar jamais todas as formas de interação que os usuários poderão descobrir. Se a ilha da IBM andava vazia, o movimento mostrou que bastava um bom motivo para que ficasse movimentada e significativa. Maiores informações sobre o protesto dos funcionários da IBM no Second Life podem ser obtidas no blog ibmslprotest.blogspot.com.

Escrito por Margot Pavan, para o iG / Second Life Informa.
Publicidade:

Nenhum comentário: