sexta-feira, 5 de outubro de 2007

CSI:NY estréia nos EUA episódio diretamente ligado ao Second Life

Lançamento deve ir ao ar em 24 de Outubro, pelo canal aberto CBS. Criador das séries "CSI" se declara um entusiasta do mundo virtual.

Acostumado a perseguir bandidos nas ruas de Manhattan, Mac Taylor, o chefe da equipe de "CSI:NY" vai se ver perseguindo um avatar do mundo virtual Second Life no episódio da série que vai ser exibido dia 24 de outubro na TV americana. A proposta faz parte de uma estratégia do canal americano CBS de atrair um público mais jovem para sua programação.

Mac Taylor (Gary Sinise) desta vez perseguirá bandidos pelo Second Life

Criador dos três "CSI", Anthony Zuiker teve a idéia quando leu uma reportagem sobre o universo virtual, em uma revista de bordo. Ele confessa que não sabia nada sobre o Second Life, mas tratou logo de se informar com a equipe que cria os cenários freqüentados pelos avatares.

"É visualmente maravilhoso", disse ele, que fez uma encomenda detalhada aos técnicos. "Queria ter certeza de que o detalhamento seria tanto que, quando o espectador visse, parecesse um novo mundo. Willy Wonka com um toque 'CSI:NY'", contou, citando o dono da "Fantástica Fábrica de Chocolate" para o jornal New York Times.

Já o roteiro foi a parte fácil nessa história. Taylor vai ser apresentado ao Second Life pelos membros mais jovens de sua equipe. Então, usando pistas virtuais, ele acaba entrando no mundo virtual para perseguir o avatar. Aí um novo desafio apareceu: como criar interatividade para os espectadores que quisessem fazer parte desta trama online? Para isso Zuiker criou três níveis de comprometimento virtual com a série. No site da CBS haverá uma simulação do Second Life com 12 avatares já prontos para os usuários. No nível mais simples, os internautas poderão fazer um tour por Nova York e visitar o laboratório de CSI, onde aprenderão o básico das técnicas forenses.


O segundo nível traz uma cena de crime cheia de pistas. Os 100 usuários que chegarem mais perto do esclarecimento do caso aparecerão no ranking e o vencedor vai ganhar presentes virtuais para seu avatar. Já o último nível vai transformar os fãs de "CSI" em peritos. Eles vão receber equipamentos de investigação, poderão interrogar suspeitos e terão a oportunidade de resolver o crime do episódio. Ah sim, porque o caso vai ficar sem solução até fevereiro do ano que vem. Mas que ninguém ache que vai ser esperto o bastante para resolver tudo antes do desfecho na TV. "Se fizer isso, vou punir meu telespectador", pondera Zuiker.

Origem: Séries Etc. | Globo.com

Nenhum comentário: