sexta-feira, 5 de outubro de 2007

CURTAS DO SECOND LIFE

Law & Order
A série policial americana Law & Order antecipa-se ao CSI:New York e apresentou um episódio em que os investigadores lidam com um mundo virtual fictício (não são todos?), Another Youniverse, onde uma avatar feminina pode ser a chave para o desaparecimento de uma mulher na vida real. Contudo, em 24 de Outubro os americanos vão também poder ver um episódio de CSI: NY associado diretamente ao Second Life. Chama-se Down the Rabbit Hole, título que lembra Alice no País das Maravilhas.

Mundos virtuais ultrapassam jogos
"A indústria de jogos pode ter criado a idéia do entretenimento online, mas a era dos elfos e ogros dominando o espaço online está par terminar", afirma Christopher Sherman, diretor executivo da Conferência de Outono dos Mundos Virtuais, que se realiza a 10 e 11 de Outubro nos Estados Unidos. Para ele, o figurino do online está mudando, visto que o World of Warcraft tem nove milhões de jogadores, o Habbo Hotel tem 7.5 milhões de usuários mensais e continua crescendo. Segundo dados da Gartner Research, 80% da população online em 2011 estará envolvida em mundos virtuais e não em jogos.

Austrália financia artistas
O Conselho Australiano para as Artes atribuiu uma bolsa de 20 mil dólares australianos para um trio de artistas que vai criar no Second Life uma instalação virtual, paralela a outra, em uma galeria do mundo real. Baseada na Torre de Babel, a instalação permitirá aos visitantes falarem aos microfones e verem as suas palavras traduzidas numa torre de palavras. Essas palavras vão por sua vez relacionar-se entre si e ativar processos dentro do SL, associados ao nascer do sol e aos ventos. A instalação pretende explorar as potencialidades da literatura, música e som em um universo virtual.

Investimento em mundos virtuais
O investimento em mundos virtuais desde Outubro de 2006 ultrapassa um 1 bilhão de dólares, distribuídos por 35 empresas ligadas ao setor, revelou a Virtual Worlds Management, apontando para o investimento da Disney (700 milhões de dólares no Club Penguin) e a aquisição da Havok (responsável pelos efeitos físicos do Second Life) pela Intel, por 110 milhões de dólares, como os maiores investimentos em um mercado onde a agitação continua a crescer.

Escrito por José Antunes, do Expresso Clix

Nenhum comentário: