segunda-feira, 1 de outubro de 2007

CURTAS DO SECOND LIFE

A ilha da igreja
Tenha uma segunda oportunidade na vida é o leit-motiv da campanha que um grupo de igrejas britânicas lançou desafiando quem não tem uma experiência cristã a se inscrever no Second Life e a visitar o espaço que ali abriram para propagar a fé religiosa. Segundo o Times Online, a ilha, uma representação da Palestina no primeiro século da nossa era (onde nem sequer falta o humor na interpretação dos textos bíblicos), vai servir de palco para diversas celebrações que visam atrair fiéis de todas as idades. A preparação do Natal está em curso.

Hasbro entra na corrida
Preocupada com o sucesso que mundos virtuais, como Barbiegirls da Mattel, a Hasbro, empresa do segmento de brinquedos e jogos (que há alguns anos entrou também no segmento dos games para computador) anunciou que vai oferecer aos mais jovens um mundo virtual baseado no seu "Littlest Pet Shop", uma linha de brinquedos para meninas com maior índice de crescimento. Na versão virtual terá o nome de VIP (Virtual Interactive Pets), universo de brinquedo onde só tem acesso quem adquirir o brinquedo no mundo real.

Avatar registrado
Aimee Weber (na vida real Alyssa LaRoche) é a autora do primeiro registro de direito autoral sobre um avatar do Second Life. A ideia é impedir que a figura escolhida para a representar naquele mundo virtual seja copiada por outros e usada livremente. O que coloca, pela primeira vez, a ideia de que uma "skin" (a pele que se cria e se usa no Second Life) pode mesmo ser algo pessoal, contrário à ideia de clonagem, que de algum modo parece presente nos avatares do metaverso.

Da TV para o Second Life
A Millions of Us, um dos "construtores" de Second Life, abriu uma representação virtual de Nova Iorque, cenário da série de televisão Gossip Girl, baseada nas novelas para jovens escritas por Cecily von Ziegesar. Os sete blocos do quarteirão do East Side, já criados, incluem os cenários típicos da série. Os visitantes poderão participar de jogos sociais em torno dos cenários da série da Warner Brothers. Visite-se em GossipGirl3/184/126/44/.

Escrito por José Antunes, do Expresso Clix

Nenhum comentário: