segunda-feira, 1 de outubro de 2007

A aparição do Oasis no Second Life

Apesar da virtualidade de Second Life, este "oasis" não é uma miragem. O grupo musical britânico Oásis, de fato, entrou oficialmente no mundo virtual com o seu novo DVD.


O novo DVD, Lord Don't Slow Me Down, chega às lojas a 29 do mês de Outubro, mas já foi apresentado em Second Life pela banda britânica Oasis, neste mês de Setembro, que com essa apresentação aproveitou para abrir o seu espaço oficial no mundo virtual criado pela empresa americana Linden Lab.

Embora o Duran Duran não ter cumprido a promessa de abrir loja em Second Life, passado mais de um ano do seu anúncio neste sentido, o Oasis (a banda que julga ser a continuadora dos Beatles...) não perderam tempo e entraram no metaverso sem sequer darem um pré-aviso. Se instalaram no parque de negócios da Blue Horizon (em Blue Horizon/175/153/26) um nicho de empresas criado pela NBH - New Business Horizons, para proporcionar um acesso fácil de empresas - e todo o resto - aos mundos virtuais.

O espaço da banda foi concebido numa parceria com a Phoenix Film & Television, um produtor de conteúdos para Second Life, que organizou a vertente "artística" do Oasis virtual. Os visitantes do espaço podem ver um "trailer promocional do DVD, recolher uma série de ítens grátis, como uma t-shirt ou um livro de mesa sobre os Oásis (sim, sim, tudo virtual, claro...), ver fotos da produção do DVD e, já agora, encomendar o DVD real em pré-venda na Amazon.com. A mídia estará disponível no final de Outubro, em edição da Big Brother Recordings/Universal.

Mostrado em diversas ocasiões em 2006, Lord Don't Slow Me Down é o documentário "definitivo" realizado pelo cineasta Baillie Walsh com base no seu acompanhamento dos irmãos Gallagher ao longo de toda uma temporada de concertos através de 26 países, tocando para uma audiência de mais de dois milhões de pessoas. O DVD integra ainda, como extras, comentários opcionais da banda, uma sessão de perguntas e respostas com Noel Gallagher, feita por admiradores de Nova Iorque, e cenas inéditas do filme. A edição limitada da obra contém ainda um disco extra, com uma hora e meia de uma apresentação da banda no Estádio do Manchester, em Julho de 2005, incluindo também cenas filmadas pelos fãs dos Oásis.

O espaço da banda Oasis espera os visitantes do mundo virtual

O trailer, que pode ser visto no Second Life (e na página web preferida dos músicos, no MySpace), resume com excelência o que se pode esperar deste documentário sobre a banda britânica.

Alan Haymes, da NBH, afirma que o espaço dos Oasis "reflete tudo aquilo que se pode encontrar na vida real com a vantagem de estar acessível a todo o mundo e a somente um clique de distância". Para Emma Fulford, da Universal Music, esta entrada no Second Life justifica-se pela necessidade de fazer chegar ao grupo todos os seus fãs e interessados espalhados pelo mundo. Salientando que era importante, também, "fazer chegar a todos um documentário que é um dos mais importantes documentos do rock e de concertos ao vivo de toda a década".

Assista o preview de "Lord Don't Slow Me Down":


Escrito por José Antunes, do Expresso Clix.

Nenhum comentário: