quinta-feira, 9 de agosto de 2007

"Ginko Financial" suspende atividades

Não existem garantias de que os investidores, direcionados para o serviço World Stock Exchange, terão suas economias recuperadas.

Menos de 24 depois de relatarmos, neste blog, sobre a grave crise financeira que atingia o serviço bancário virtual "Ginko Financial", por volta das 20:30 minutos desta quarta-feira (08) o banco declarava a suspensão de suas atividades, conforme nota divulgada em seu website.

A diretoria da empresa optou por converter todos os depósitos em "bônus" (títulos de crédito), pela taxa de 1:1 (baseado no valor do dia de cada linden dólar). A Ginko também alocou todas as contas dos seus correntistas no serviço WSE, World Stock Exchange, que assumirá a partir de hoje o "help desk" do banco e a administração da sua dívida ativa.

O presidente da Ginko Financial, Nicholas Portocarrero, comenta no final da nota emitida em seu site: "A Ginko Financial em breve estará retornando às suas atividades. Se você (correntista) permanecer ao nosso lado, não perderá nada. Caso resolva vender seus bônus para outros interessados, alerto para a possibilidade da baixa cotação destes títulos".

Na prática, como ocorre no mercado econômico real, quando um banco quebra, a Ginko não tem liquidez para bancar o saque de todos os depósitos ativos de seus correntistas. A adoção dos "Bônus" é uma clássica ferramenta para que se ganhe tempo. Com as atividades suspensas por tempo indeterminado, resta aos clientes da Ginko aguardarem se a empresa vai mesmo tomar atitudes objetivas para se recuperar.

Contudo é uma previsão muito otimista. Não existem dúvidas, porém, que grupos de clientes mais "realistas" estarão entrando nos próximos dias com ações contra o banco, seus administradores e, certamente, com a inclusão da Linden e da PayPal em mais este escândalo. Avizinha-se, talvez, o maior episódio judicial da história do Second Life.

Base informativa: SL Insider.

Nenhum comentário: