Coqueluche no início do ano passado, o Second Life perdeu adeptos e ensinou muito sobre os simuladores em três dimensões.
Não viveu 2007 quem nunca ouviu falar em Second Life. O mundo virtual que propõe a internautas manter um alter ego digital se tornou centro de negócios e estudos, dividiu opiniões e chocou o Brasil com o conceito de “segunda vida” – trabalhar, namorar, estudar e se divertir em um mundo de simulacros.
O problema é que muito disso ficou na promessa. Pouquíssimos ganharam dinheiro de fato (é possível trocar moeda obtida com negócios virtuais por dinheiro de verdade), a permanência de avatares online é de 5% em relação ao total de cadastrados e, apesar do sempre crescente número de adeptos, houve um “antiboom” no final do ano. A mídia esqueceu, as empresas desconfiaram e muitos usuários deixaram de lado.
Então eis o fim de mais uma modinha da internet? Não mesmo. Houve uma mudança de foco. Com o passar dos meses e o amadurecimento de iniciativas no Second Life, o conceito de “segunda vida” se dissipou. Percebeu-se que avatares não queriam levar uma rotina no mundo virtual e que não desenvolveram personalidade diferente da de seus controladores, humanos. Ao mesmo tempo em que a ganância por dinheiro de diversos “empreendedores” assustava e naufragava, ações culturais, de educação e compartilhamento de conhecimento obtinham êxito. Isso certamente quer dizer algo.
O Link desta semana analisa, com base no exemplo do Second Life, o que a popularização de mundos virtuais representa no que diz respeito ao futuro da internet e ao comportamento digital das pessoas. Daqui a 10 anos, por exemplo, estaremos todos conectados em 3D?
Por enquanto, sabemos que o Second Life já não existe mais com a cara de um ano atrás. Digamos que é tempo de “segunda vida 2.0”.
Raio-X do Second Life
Desenvolvedor: Linden Lab
Onde: www.secondlife.com
Lançamento nos EUA: 23/6/2006
Lançamento no Brasil: 23/4/2007
Total de usuários cadastrados no mundo: 11.175.710
Total de usuários cadastrados no Brasil: 600 mil
Total de usuários ativos no mundo: 543.375
Total de usuários ativos no Brasil: 27.532
Países líderes em número de usuários ativos: Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Japão, França e Brasil.
Total de usuários premium no mundo: 92.595
Escrito por Lucas Pretti e Marilu Araújo, para o Caderno Link . Estadão.
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