sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Relatório da Forrester diz que o Second Life liderará plataformas de colaboração

"Gestores de TI devem iniciar experimentos no metaverso da Linden, na manutenção de seus negócios. Este tipo de ferramenta se tornará tão popular quanto o e-mail, em um prazo de cinco anos".

"Mundos virtuais oferecem aos executivos uma chance de se obter a maior das aproximações com consumidores potenciais, se comparados às plataformas online colaborativas disponíveis".

"Desenvolvedores podem lançar designs de produtos, muito próximos da sua versão final, para um grupo de usuáros externos, solicitando deles feedbacks sobre os mesmos, antes do início da sua fabricação. Isto pode se tornar muito imporante para arquitetos, engenheiros e designers de produtos, que utilizam modelos em CAD ou sistemas de visualização que explorem ou mesmo criem seus projetos".

O relatório "The Getting Work Done in Virtual Worlds", da Forrester, afirma que empresas deverão começar a seguir o exemplo da Starwood Hotels, que utilizou o Second Life para criar novos ambientes em seus quartos, e a Princeton University, que o tem utilizado para administrar equipes de trabalho remotas, em um único projeto. "Gestores de TI devem iniciar experimentos no metaverso da Linden, na manutenção de seus negócios. Este tipo de ferramenta se tornará tão popular quanto o e-mail, em um prazo de cinco anos", sugere ainda o relatório.

Este relatório constatou também que as empresas permanecem relutantes em se juntar aos metaversos, deixando de encará-los como aplicatívos frívolos, eque os mundos virtuais exigem grandes larguras de banda, o que pode acarretar travamentos e reboots, algo proibitivo no mercado corporativo.

Para minimizar estes desafios, a Forrester recomenda que as empresas comecem a experimentar e a encarar seriamente os mundos virtuais como plataformas colaborativas, com baixo nível de aplicações e políticas de uso claramente estabelecidas.

Com informações da ComputerWeekly.com
Publicidade:

Nenhum comentário: