terça-feira, 26 de junho de 2007

No Second Life, torcida poderá dançar com medalhistas do Pan

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) lança na quarta-feira um espaço dedicado ao Pan dentro do mundo virtual Second Life.

Você gostaria de se encontrar com um medalhista do Brasil nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro e dançar com ele ao som de um DJ convidado? Isso é possível para os torcedores que fizerem parte do Second Life. O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) lança na quarta-feira um espaço dedicado ao Pan dentro do mundo virtual Second Life, que já conta com 7,5 milhões de usuários de todo o mundo vivendo em um universo paralelo.


"A gente achou que seria interessante fazer parte desse evento (Pan) e propusemos uma parceria ao COB para que as pessoas que acessam o Second Life possam ter um maior envolvimento com o Pan", disse à Reuters o criador do projeto Ilha Brasil do Pan, Marcos Fonseca, acrescentando que a idéia apresentada por ele "foi prontamente aceita" pela entidade. O local está dentro da Ilha Brasil, espaço de concentração de brasileiros no mundo virtual que tem como seu carro chefe uma réplica do Cristo Redentor.

Os internautas também podem acessar o mundo virtual do Pan em uma versão do Second Life em português, a primeira do mundo específica de um país, que foi lançada em abril e atualmente tem cerca de 300 mil usuários. De acordo com Fonseca, para atrair as atenções do mundo virtual o COB convidará atletas brasileiros a visitarem o local durante os Jogos, que começam em 13 de julho. A participação poderá ocorrer através dos diversos computadores instalados na Vila Pan-Americana, e ex-atletas e dirigentes também são esperados.


"Há a previsão de atletas visitarem a ilha para conversar com os visitantes, porém as datas serão divulgadas posteriormente", acrescentou Fonseca. "Outra intenção é levar ex-atletas como Bernard e Robson Caetano para também conversarem com as pessoas." O diretor da agência de marketing do COB, Leonardo Gryner, afirma que a participação dos atletas ainda está sendo estudada. "Precisamos todos ajudar a manter os nossos atletas concentrados para conquistarem muitas medalhas para o Brasil", disse ele à Reuters por e-mail.

Ainda será possível acompanhar o desempenho dos atletas do Brasil na competição através do quadro de medalhas, que será atualizado em tempo real, e conhecer modalidades pouco praticadas no Brasil como badminton e softebol, que terão explicações detalhadas para os visitantes da Ilha do Pan. O local, com 65.000 metros quadrados virtuais, terá também um ponto de encontro onde permanecerá acesa uma pira pan-americana, um espaço para festas noturnas e outro com vídeos e imagens dos Jogos.


"Percebemos que o interesse pelo Second Life cresce a cada dia entre os jovens brasileiros. Com isso, decidimos aproveitar o momento em que o Brasil inteiro estará de olho nos nossos atletas e abrir mais um canal de comunicação com esses jovens na Internet", acrescentou Gryner. Atletas e dirigentes da área técnica procurados pela Reuters disseram não ter conhecimento do projeto, mas demonstraram animação com a possibilidade de interagir no mundo virtual. O COB autorizou na semana passada atletas e treinadores a manterem blogs na Internet durante o Pan, desde que sem vídeos, fotos ou áudios capturados na competição.

CLIQUE AQUI, para ver outras fotos da sede dos Jogos Pan-Americanos do Rio no Second Life.

Maiores informações: www.ilhabrasil.info.

Por Pedro Fonseca
Fonte: Reuters.

Nenhum comentário: