segunda-feira, 25 de junho de 2007

Novela digital, com ambientação no Second Life, provoca atrito entre iG e AllTV

As duas provedoras de conteúdo web reivindicam o pioneirismo na transmissão da 'primeira novela digital e interativa' do Brasil.

O anúncio da transmissão da primeira novela interativa da história da internet, feita pelo Portal IG no dia 12 de junho, gerou polêmica no mundo digital. O Portal AllTV, que produz e transmite programas de TV na internet, reivindicou o pioneirismo por levar ao ar, desde 2005, a novela “Umas e Outras”, cuja trama usava interatividade.

A polêmica foi anunciada no blog do próprio Ombudsman do IG, Mario Vitor Santos (na foto), que apontou a reivindicação da AllTV, mas afirmou que “mais importante ainda do que atribuir os méritos aos desbravadores, seria medir a qualidade e a repercussão concreta, real, dessas iniciativas junto ao público”.

José Paulo Lanvi, produtor e apresentador da emissora, ao procurar o ombudsman do IG afirmou que, além dele, “os criadores da primeira webnovela são o diretor-geral da allTV, Alberto Luchetti, o diretor e autor de novelas Leandro Barbieri e a diretora e editora de novelas Silvia Cabezaolias”. Na ocasião, Mário Vitor questionou o IG, que decidiu por alterar a sua divulgação a respeito da novela, passando a qualificá-la como “a primeira novela que usa o universo paralelo da internet.”

Pioneirismo e Second Life

A assessoria do IG afirma que “não houve conflito de pioneirismo”, já que a novela do portal tem elementos diferentes da transmissão do AllTV, “embora tenha a interatividade”. Outro ponto que não teria sido levado em conta pelo AllTV em sua reivindicação, teria sido o fato de que o IG negocia a ida da novela para a TV aberta e que parte do enredo também se desenrola no Second Life, daí o universo paralelo. “A AllTV contestou, mas não conhecia o conteúdo”, disse a assessoria.

Em texto publicado no último sábado (23/06), Mário Vitor ainda disse ocorrerem exageros na disputa pela inovação na rede: “A disputa na rede é acirrada. Todos desejam destacar-se, exibindo uma marca de inovação. Nessa briga, muitas vezes ocorrem exageros e a verdade pode ser atropelada. A competição é natural e pode trazer melhorias para o internauta, mas tem que ocorrer dentro de limites de respeito a todos, especialmente aos que estiveram na frente”.

A AllTV foi procurada pela redação do Portal Imprensa para comentar o assunto, mas não foi encontrada.

Fonte: Portal Imprensa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola.
A allTV não foi apenas a primeira a fazer o genero webnovela em setembro de 2005 como também foi a primeira (ou uma das primeiras) a ter sua sede de tv no SL com a programação ao vivo dentro do SL.
(vide site adnews.com.br)