sexta-feira, 13 de julho de 2007

Avatar coloca fogo em praia da Mainland Brasil

Ataque griefer ocorreu na Ilha Copacabana e causou lentidão no metaverso.

A Ilha Copacabana, território do mundo virtual do Second Life Brasil, foi vítima no final da tarde desta quinta-feira, 12, de um ataque "griefer", como são chamadas as ações de avatares com a finalidade de causar desordem e chamar a atenção. A orla da praia, que tem calçadas de pedra idênticas à Copacabana real, ficou tomada por fogo, animais e por placas com palavrões. O ataque não causa danos a outras pessoas, mas aumenta o "lag" (lentidão) do servidor. Além disso, o caos infringe as regras de convivência no metaverso.

O autor da violência foi o avatar Draghen Slade. Ele se identifica no perfil de usuário do Second Life como alguém que tem "dois lados" no coração, o bom e o mal. "Se me perguntarem de qual me origino, falo que é dos dois". Ele faz parte das comunidades "Hard Rockers", "Matrix", "Samurai Fighters" e "São Paulo Timão", entre outras. Residentes controlados por programadores da Kaizen Games, que distribui o software no País, demoraram meia hora para arrumar a ilha. Segundo o avatar Petrov KaizenGames, ele obedeceu "gentilmente" às ordens de parar com a bagunça.

Pesquisa recente da pesquisadora da área de saúde Sally Back, da Universidade Saint Joseph, nos Estados Unidos, mostra que os protagonistas desse novo tipo de violência, os "griefers", provocam sofrimento, humilhação e depreciação. Vários jogos online, como World of Warcraft e Warhammer, já registraram ataques do tipo.

Por Lucas Pretti
Fonte: Estadão.

Um comentário:

Anônimo disse...

só podia ser são paulino mesmo.... gafanhoto digital....triste e psicopatasocial. detesta a alegria do 'outro'.