quinta-feira, 12 de julho de 2007

JB lança caderno sobre mundo virtual em sua publicação impressa

No comando editorial do caderno está a jornalista Cristina De Luca, diretora da empresa responsável pelos conteúdos digitais do Grupo CBM (Companhia Brasileira de Multimídia), do qual do JB faz parte.


Trilhando o caminho inverso de alguns veículos impressos que têm migrado seus conteúdos para o Second Life, o Jornal do Brasil lança, no final deste mês, um novo caderno exclusivamente sobre o metaverso. O caderno, chamado “Brasil Digital”, circulará no mesmo formato do JB, o berliner, terá oito páginas e periodicidade mensal, circulando sempre na última sexta-feira do mês. A estréia do “Brasil Digital” está prevista para o dia 27 de julho.

No comando editorial do caderno está a jornalista Cristina De Luca, diretora da empresa responsável pelos conteúdos digitais do Grupo CBM (Companhia Brasileira de Multimídia), do qual do JB faz parte. Segundo ela, a publicação foi criada com o objetivo de estabelecer vínculo com público jovem e estimula-lo à leitura do jornal impresso. “O ´Brasil Digital` é voltado para quem já está ou vai entrar no Second Life e trará tudo o que afeta o metaverso. Essa é a nossa contribuição para que o ambiente se torne cada vez mais prazeroso”, disse.

A idéia do Jornal do Brasil, segundo ela, é estender os conteúdos do “Brasil Digital” até que ele se torne um caderno de ciência e tecnologia, material que o jornal deixou de publicar há mais de um ano por problemas financeiros. “Este é um projeto piloto e será o grande termômetro para analisarmos a viabilidade de se criar novamente um caderno de tecnologia.”

JB no Second Life

No dia 18 de junho, o Jornal do Brasil colocou no ar a sua versão para o Second Life. Em bancas próprias, o JB disponibiliza aos avatares três formas de interação: as primeiras páginas dos oito cadernos do JB impresso, que no metaverso estão em 3D, o link para o JB Online e o link para o blog que o jornal criou exclusivamente sobre o Second Life.

Por Cristiane Prizibisczki
Fonte: Portal Imprensa.

Nenhum comentário: