segunda-feira, 9 de julho de 2007

Sistema na web conecta usuário ao Second Life sem software navegador

Linha de programação permite convergência plena entre metaverso e Web.

Graças a uma linha de programação desenvolvida no Reino Unido, agora já é possível estar conectado ao universo virtual do Second Life (SL) sem necessidade de instalar o programa cliente típicamente usado para acessar o ambiente 3D do jogo. Isso significa que avatares podem interagir com o metaverso a partir do navegador da internet e conversar com usuários em uma espécie de messenger online.

Na prática, é a convergência entre SL e Web. A pesada interface gráfica do programa agora pode ser utilizada apenas para explorar fisicamente o metaverso. As outras funções do Second Life (comunidades virtuais e chat), que não precisam dos gráficos para funcionar, ficam independentes com a "invenção", batizada de AjaxLife.

Se o programa se popularizar, pode substituir até os serviços de mensageiros instantâneos oferecidos pela Microsoft, Yahoo, entre outras, entre usuários do SL. A novidade é útil especialmente para quem usa o computador para outras atividades ao mesmo tempo em que precisa estar conectado ao metaverso. Com a linha de programação, o programa cliente fica em repouso enquanto o avatar interage com o Second Life pela Web. Para máquinas menos potentes, significa grande melhora no desempenho geral do sistema, preservando as funções de comunicação. Outra utilidade é usar o SL ao mesmo tempo em que se navega pela Web.

Como funciona

A programação foi desenvolvida por uma inglesa, Katharine Berry. A única forma de acessar o AjaxLife é pelo blog dela, no endereço blog.katharineberry.co.uk/2007/07/02/ajaxlife/. Para ir direto à tela de login, clique em https://secure.katharineberry.co.uk/ajaxlife-s/login.kat.

Usuários devem executar um arquivo de sistema, com final ".kat", incluir login e senha do SL e então navegar pelo mundo virtual e interagir com avatares. Há janelas independentes para o mapa do metaverso, chat e mensagens instantâneas. Ainda há falhas na capacidade do servidor. Se inativo por alguns minutos, o AjaxLife desconecta o usuário automaticamente. Mas comentários no blog e a grande repercussão da "invenção" entre usuários mostra que o sistema foi aprovado.

Por Lucas Pretti
Fonte: Estadão.

Nenhum comentário: