quinta-feira, 12 de julho de 2007

Revista VIP Second Life atrai mais de 40 mil leitores

Uma das primeiras empresas de comunicação que disponibilizaram sua versão digital no metaverso foi a revista VIP, que há três meses produz conteúdo exclusivamente para os avatares.


Na corrida pela inovação, alguns jornais, revistas, rádios e emissoras de TV já começam a disponibilizar seus conteúdos no “Second Life”. No dia 17 de junho, a TV Globo fez a festa de lançamento da novela “Sete Pecados” somente para avatares. No dia 18 de junho, o Jornal do Brasil lançou sua versão no metaverso. No dia 29, foi a vez de O Estado de S.Paulo colocar no ar o Metanews, seu jornal virtual da “segunda vida”. Além desses veículos, o SL também conta com versões da revista Consumidor Moderno, da MTV, da rádio 89 FM e da tevê pela internet AllTV.

Uma das primeiras empresas de comunicação que disponibilizaram sua versão digital no metaverso foi a revista VIP, que há três meses produz conteúdo exclusivamente para os avatares. Assim como a VIP do mundo real, a publicação sempre traz na capa uma garota de curvas perfeitas e em poses sensuais. Porém, não só de imagens é feita a revista digital. Em suas páginas, o internauta ainda pode encontrar matérias de comportamento, moda, turismo, além de novidades relacionadas ao metaverso.

Em maio, mês em que foi lançada, a VIP-SL foi retirada das bancas por 19 mil avatares. Em junho, por 26 mil. No entanto, a direção da revista acredita que este número não represente a quantidade real de leitores da publicação, já que ela é distribuída gratuitamente e pode ser reproduzida pelos internautas que desejam compartilhá-la com amigos.

“Na primeira edição, acreditamos que tenham sido distribuídos ou reproduzidos 40 mil exemplares. Sempre trabalhamos com os números dobrados, já que ela pode ser repassada quantas vezes o internauta quiser”, disse o jornalista Klester Cavalcante, responsável pela publicação. Segundo ele, a revista VIP é “perfeita” para o metaverso. “Continuamos com a mesma proposta da VIP real ´O prazer de ser homem`. Então, ela é perfeita para o Second Life, onde as pessoas vêm para se divertir e onde encontramos sempre avatares gostosas”, explicou.

Apesar desta facilidade em encontrar garotas bonitas – no Second Life os avatares têm o corpo que o internauta desejar -, Cavalcante diz que a produção das matérias continua sendo trabalhosa. “Fazemos tudo com o mesmo rigor que na vida real. As principais fontes são avatares, mas tudo o que dizem eu mando checar. O método de apuração é o mesmo”, garantiu ele. O que também continua sendo igual à vida real é a negociação com as “meninas” que vão sair na capa. De acordo com o jornalista, as avatares têm de topar fazer poses sensuais e usar poucas roupas.

Todo este trabalho parece estar dando resultado: a revista tem sempre dois ou três anunciantes por edição e cobra cerca de 70 mil lindens – moeda corrente do Second Life – para cada duas páginas de anúncio, o equivalente a R$ 500,00. “Usamos este dinheiro para comprar as roupas das meninas e as poses sensuais, pois os avatares não podem fazer muitos movimentos diferentes”, explica. Na edição deste mês, além da “gostosa” da capa, os internautas poderão conferir uma matéria sobre a praia de nudismo brasileira mais badalada do SL, uma entrevista com o DJ Rock Dinosaur, uma reportagem sobre o que Hollywood tem feito pelo mundo virtual, além de dicas de como ganhar lindens na moleza.

Apesar de ter de produzir a VIP-SL nas horas vagas de seu trabalho como chefe de reportagem da VIP real - e não ganhar a mais por isso - Klester Cavalcante diz que a experiência tem valido a pena. “Tem sido muito legal. As pessoas têm criado páginas no Orkut para seus avatares, para que eles participem da nossa comunidade. Isso é uma loucura! Imagine, há dois dias lançamos um concurso para eleger a garota VIP no SL e já recebemos 30 inscrições”, empolgou-se o jornalista.

Por Cristiane Prizibisczki
Fonte: Portal Imprensa.

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