sábado, 12 de janeiro de 2008

Conexão reestabelecida: Velox derruba acesso de seus usuários ao Second Life

Desde as 16:32 horas desta sexta-feira (11), computadores de residentes com IPs sediados no sistema Oi Internet Velox não estão conseguindo se conectar ao metaverso Linden. Navegador e site voltaram por volta das 18:37 de hoje (12).

Conforme relatos que chegaram à nossa redação, e através do "mural de recados" do blog Mundo Linden, usuários do sistema Oi Internet (Velox) não estão conseguindo se conectar a nenhum dos grids disponíveis do Second Life. A anomalia se iniciou por volta das 16h32, de ontem, no horário de Brasília. Além dos grids, verificamos que o portal oficial www.secondlife.com também permanece inacessível.

Entramos em contato com o suporte técnico avançado da Velox, onde nos foi informado sobre uma manutenção em andamento, onde alguns servidores com serviços de redirecionamento estão sendo trocados. Observamos, inclusive, que outros serviçõs Web 2.0, como o eSnips.com não estão respondendo plenamente. A Velox informa que a questão estará sendo resolvida nas próximas horas, pois os novos servidores estão sendo configurados afim de que acessem endereçamentos IPs específicos, em outras regiões do globo, principalmente aqueles sediados na California, como é o caso do datacenter da Linden Lab.

A problema já está trazendo transtornos para usuários que trabalham no Second Life e que tem compromissos com outros residentes. A princípio resta apenas a espera. O Mundo Linden permanecerá de prontidão para mais novidades sobre esta situação, com atualizações a medida que fatos relevantes forem confirmados.

[Atualização | 16:28] Problema ainda persiste. Informações fornecidas pelo suporte Velox são desencontradas. Na última chamada, a Velox assumiu que o problema estaria de fato em seus servidores, que não estão redirecionando corretamente para determinados endereços IP na Califórnia. Foi informado também que os técnicos estão trabalhando nisso, neste exato momento.

Alternativas

Alguns residentes estão reconfigurando os endereçamentos DNS em seus equipamentos, conseguindo assim algum acesso, rompendo o 'bloqueio' do Velox. Mas não em todos os casos, pois a medida está trazendo lentidão acima do normal e travamentos. Verificamos também que o site Movablelife.net está autenticando logins de usuários Velox, permitindo apenas que os residentes se comuniquem através de texto, e sem nenhum recurso de navegação 3D.

[Atualização | 16:53] Conforme informações do Último Segundo, o problema pode estar tendo origem no link 'Embratel-IMPSAT'. Às 9 horas do último dia 10 foram feitas migrações que teriam provocado um conflito de roteamento interno entre suas conexões. Para tentar uma solução, a Embratel aplicou alguns filtros, que acabaram bloqueando o acesso à vários sites e serviços online. Contactado, o centro de operações da IMPSAT tratou como verídicos estes dados. O link 'Embratel-IMPSAT' é fornecedor para o serviço Oi Internet Velox.

[Atualização | 18:45] O site www.secondlife.com voltou a estar acessível através de conexões Velox. O navegador 3D também voltou a autenticar conexões. Como nada é perfeito, a Linden informa que existem problemas no serviço de 'Voice', que estão sendo corrigidos.

Convidamos nossos leitores a atualizarem informações através de nosso mural de recados, na coluna ao lado, ou encaminharem novidades para nossa redação, através do e-mail mundolinden@yahoo.com.br

Publicidade:

9 comentários:

Unknown disse...

Como uma empresa bloqueia acesso a sites e ips internacionais dessa forma sem dar satisfação nenhuma a seus usuários. Quem Ama bloqueia né Oi velox ? hehehe!

Lut Mayo disse...

o problema é que quando ligamos para reclamar eles informam que o problema é so secondlife e não deles e que eles não podem nem vão fazer nada. E as vezes informam que estão com problemas nos sites internacionais exceto secondlife, é muita cara de pau

Anônimo disse...

Pior que até agora a velox não fez nada. estamos espererando a boa vontade ou teremos que acioná-los por perdas e danos no second life.

Anônimo disse...

inicialmente pensei q o problema fosse no second life, cheguei a mandar um ticket pro suporte. vai fazer 24 horas que ta assim e ate agora nenhuma providencia. tem gente perdendo mta grana por causa da irresponsabilidade da velox.

Anônimo disse...

É um absurdo esse tratamento da Velox com seus clientes (me incluo). Tenho trabalho e transações no Second Life que necessitam da minha presença virtual.
Quem "pago o pato"?

Anônimo disse...

Boa noite amigos, eu já estou perdendo a paciência com o pessoal do velox, pois dizem que o problema éno servidor do Second Life, depois falaram que é do provedor de internet, não aguento mais tanta enrolação. eles não assumem o problema.
:-(

..: Lu :.. disse...

E ainda hoje disseram que a OI será vendida em SÃO PAULO....kkkkk....coitados (dos paulistas é claro).
Pq aqui no NE estamos PENANDO com a VELOX.

Anônimo disse...

Links do Rapidshare e o site não estão entrando tb. =//

Pamy Kanto disse...

Marcelo,
Parabéns pelo excelente trabalho de divulgação sobre o problema de acesso, que muitos de nós brasileiros estamos experimentando, agora já se vão 24 horas sem acesso. Eu estava desde ontem as 6 da tarde tentando resolver, nenhum blog de nenhum lugar tocou no assunto a não ser 1 ou 2 comentários, hj pela manhã mesma situação, a tarde ja vi alguns posts referindo-se ao Brasil como alvo do problema, e agora vc esclarecendo definitivamente o mistério. Obrigada mesmo. Então não devemos alterar as configurações normais do pc. Só nos resta aguardar para ver a cara do vilão, e retomar nossas vidas despedaçadas. Perdi a oportunidade de reconstruir um parcel na sexta para ser inaugurado hj, e pior com a minha exposição de trabalho. Mais raiva, impossível. Deixando de faturar uns 5.000 nessa.