sexta-feira, 27 de abril de 2007

Kaneva lança economia e moeda própria para se manter

Rival do Second Life adota estratégia da Linden, estabelecendo seu próprio sistema econômico. A diferença está nas chamadas 'recompensas'.

O mundo virtual de Kaneva, liberou hoje uma nota na imprensa informando que está abrindo seu novo sistema econômico, com moeda própria, nos moldes do rival Second Life. Os membros poderão usar seus créditos para comprar e efetuar outras transações financeiras, bem como construir e vender objetos personalizados, algo comum no metaverso Linden. A venda destes produtos virtuais poderão ser feitas também através do site oficial da Kaneva, onde cada usuário terá sua própria página e nela poderá disponibilizar para venda os produtos que fabricou neste mundo virtual.

O site também disponibilizará a compra, venda e troca da sua moeda virtual, entre os residentes do Kaneva. A empresa quer de imediato descentralizar esta operação. No entanto, afirmam que estão trabalhando em rígidos sistemas de controle anti-fraude, e uma equipe de profissionais estará voltada apenas para este monitoramento 'financeiro'. O dinheiro virtual do Kaneva poderá, como no Second Life, ser adquirido através de cartão de crédito ou sistema PayPal. No futuro, o Kaneva terá um serviço nos moldes do conhecido 'LindeX' para facilitar a troca de seu dinheiro virtual por dinheiro real.


'Recompensas'

Um diferencial que o Kaneva pretende imprimir em sua proposta de economia virtual, são as chamadas 'recompensas'. Não se trata do dinheiro virtual em sim, mas a forma como o usuário do Kaneva poderá consegui-lo. A empresa pretende lançar programas de participação do usuário, como competições, presença em eventos, auxílio aos novatos, etc. De tempos em tempos a empresa lançará estas oportunidades e seus usuários participantes serão remunerados por isso. Porém, neste caso, o dinheiro das recompensas não poderá, a princípio, ser transferido diretamente entre usuários e nem utilizado para compra de artigos (??).

Está claro para nós que a nota de imprensa do Kaneva veio imcompleta, pois não diz claramente o por quê do dinheiro das 'recompensas' ser bloqueado para ações tão simples, como comércio de artigos e pagamentos. Mas o que ficou evidente é que a própria Kaneva tem alguns 'nós' para desamarrar neste sentido. Ponto pro Second Life, neste caso.

Nenhum comentário: