quarta-feira, 25 de abril de 2007

Second Life declara guerra a cambista virtual

Versão brasileira permite que usuários troquem reais (R$) por lindens (L$). Para conquistar clientes, novidade terá de ganhar público dos cambistas.

A versão brasileira do programa Second Life, lançada nesta semana, permite que os internautas usem reais (R$) para comprar linden dólares (L$), a moeda oficial do universo paralelo -- até então, a única conversão possível era aquela entre dólares norte-americanos e lindens, através de cartão de crédito internacional. Apesar da novidade, pode demorar até que a companhia nacional Kaizen Games responda por todas as transações feitas com moeda nacional no Second Life: para isso, ela terá de conquistar um espaço já ocupado por cambistas.

Sim, os cambistas virtuais também estão lá, para vender lindens àqueles que até então não podiam comprá-los. “Nesse sistema, o interessado emite a ordem de pagamento, eu faço a compra dos linden dólares [no cartão internacional] e revendo ao usuário, que me paga via depósito bancário [em reais]”, contou ao G1 um cambista que não quis se identificar. Em cada transação financeira, ele diz faturar 10% do valor da compra.

“A possibilidade dos brasileiros adquirirem lindens com real cria mais concorrência, o que é extremamente saudável para o público local. Cada empresa terá de se desdobrar e empreender cada vez mais para atrair os clientes, e quem ganha é o público. Vivemos em uma democracia e, nela, a concorrência é essencial”, disse. A Kaizen Games enxerga a questão de outra maneira: para a companhia, a atividade de cambistas deve perder o sentido agora que é possível usar reais.

Boatos

Apesar de defender a democracia virtual, o cambista entrevistado pelo G1 prefere manter sua identidade em sigilo por conta das incertezas. “Já estão falando que a Kaizen vai perseguir quem faz transações, porque a empresa quer centralizar essas operações. Espero isso que não passe de boato, porque é uma atitude autoritária”, continuou o cambista, dono de uma empresa no Second Life que emprega dez funcionários.

“Perseguição”, no Second Life, pode ser traduzido como o cancelamento da conta. Quando isso acontece, o usuário perde todo seu histórico, itens adquiridos e toda e qualquer conquista realizada no programa. Além disso, o internauta (mal-comportado, segundo a percepção da empresa Linden Labs) fica sem o dinheiro que juntou na realidade virtual. Ou seja: ser expulso do Second Life pode realmente ser um péssimo negócio.

Maurílio Chitati, diretor-executivo da Kaizen Games, afirmou ao G1 que a empresa não tem o objetivo de bloquear as contas dos cambistas. No entanto, ele admite que essa atividade deve enfraquecer no site agora que os brasileiros já podem comprar lindens de maneira direta. “Nosso meio de pagamento facilita as transações e, por isso, a troca de dinheiro deixa de ser uma alternativa no Second Life”, disse.

Referências

Os internautas brasileiros que optarem por trocar seus reais “oficialmente” poderão usar cartão de crédito nacional ou boleto bancário para adquirir a Kaizen Cash (KC$), uma moeda intermediária vendida em forma de cupons -- os valores vão de R$ 6,50 a R$ 170. Com ela, o usuário pode comprar os linden dólares válidos no mundo virtual.

Já nas transações com os cambistas, a troca é direta (real por lindens), mas o cuidado deve ser redobrado: se o fornecedor de lindens desaparecer com seu dinheiro, não há para quem reclamar.

Por isso, é importante ter referências das pessoas com quem negocia -- reputação é algo que demora para ser conquistado no Second Life e tem muito valor para os usuários. A primeira dica para aqueles que optarem pelos cambistas é desconfiar de “milagres” financeiros: se R$ 1 compra cerca de L$ 90, é improvável que você consiga transformar R$ 5 em L$ 2.000.

Por Juliana Carpanez
Fonte: G1

Obs.: As opiniões manifestadas nesta matéria, assim como em todas as outras assinadas, não representam necessariamente a opinião do Mundo Linden.

Um comentário:

Anônimo disse...

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http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL26457-6174-949,00.html#