sábado, 28 de abril de 2007

"Sculpted prims" evoluem a ferramenta de construção do Second Life

Os 'primitives esculpidos' serão a grande novidade das próximas versões do navegador SL. Eles permitirão a criação de objetos, em praticamente qualquer formato, com altíssimo grau de realismo.

No blog oficial do Second Life, Torley Linden anuncia a inserção para a próxima semana, em seu beta grid, de um novo recurso, no mínimo espetacular para quem constrói objetos no Second Life: os "Sculpted prims", ou 'primitives esculpidos'. Trata-se de um novo motor de renderização, agregado ao sistema atual, que permite modicar objetos simples, como caixas e círculos, para formatos mais curvilíneos e complexos. No vídeo abaixo, um avatar transforma uma caixa comum em uma maçã, uma banana, além de um cogumelo bem realista. Confira:



Por enquanto, somente usuários do beta grid terão acesso e testar o novo recurso, que só deve ser efetivado dentro de um mês (que para os residentes é uma eternidade), na compilação 1.16 do navegador Second Life. Para quem não entende muito de construção de objetos, este vídeo acima mostra claramente as potencialidades do novo recurso. Fóruns de discussão especializados mostram o frenesi que já está ocorrendo entre os 'builders' , devido à grande novidade.


Com o novo recurso, a Linden Labs deseja que os objetos no Second Life possam assumir formas mais 'orgânicas', 'realistas' e 'amigáveis', segundo explica Torley Linden, para que o metaverso perca de vez o aspecto 'quadradão' (squareabled) que ainda apresenta. Objetos muito mais complexos poderão agora ser criados, com uma maior agregação de valor autoral e criativo aos mesmos, conclui Torley. Para os construtores, esta já é talvez a maior novidade de 2007 no Second Life.

Com informações SL Insider.

Nenhum comentário: