sexta-feira, 27 de abril de 2007

Vice-presidente da Linden Lab vai à Portugal para workshop

Robin Harper vai participar em Maio na Universidade de Aveiro num workshop sobre o Second Life, uma ferramenta na Internet que permite simular uma vida paralela à real.


Fonte da organização disse à agência Lusa que a responsável pela área de marketing da empresa que criou e gere o Second Life (SL) vai proferir uma conferência em 24 de Maio, logo após a inauguração oficial da ilha da Universidade de Aveiro no SL. "É a primeira visita oficial a Portugal de um responsável da Linden Labs", salientou a fonte.

Na mesma sessão, vai intervir Jorge Lima (Eggy Lippmann no SL), fundador da Beta Technologies, empresa portuguesa de "arquitectos do mundo virtual" que está a construir edifícios no Second Life. Lima disse hoje à agência Lusa que a Beta Technologies foi constituída no Verão de 2006 por dois engenheiros e uma arquitecta que trabalharam juntos na Associação Recreativa para a Computação Informática, instituição sem fins lucrativos que, entre outros produtos e serviços, criou a reconstituição multimédia da Ópera do Tejo, em Lisboa, destruída no terramoto de 1755.

"Já construímos [no SL] dezenas de edifícios, filmes, organização de eventos, veículos, jogos e muito mais. Temos clientes como a Xerox, a Honeywell, o Saxo Bank e a Language Labs", referiu Jorge Lima. O fundador da Beta Technologies definiu o SL como "mais um meio de comunicação, que pode ser utilizado para fins mais lúdicos ou mais sérios". Lima admitiu que o SL possa ser entendido como "um escape, mas não no sentido negativo".

"Todos nós procuramos escapar, descansar, ir para o campo ou para a praia", referiu, salientando que o SL pode ser muito mais do que lazer, atendendo às potencialidades educativas e de negócio desta ferramenta. "Podemos fazer no SL essencialmente os mesmos negócios que fazemos na via real. Para já, as áreas de negócio que se têm desenvolvido mais no SL são o marketing, o tele-trabalho e as conferências", afirmou.

Jorge Lima destacou também as vantagens educativas do SL, nomeadamente para reconstituições históricas e para a criação de museus virtuais. O responsável da Beta Technologies realçou que a última projecção do grupo Gartner aponta para 80 por cento de utilizadores da Internet com algum tipo de vida paralela em 2011, no SL ou noutros serviços.

O workshop "Comunicação, Educação e Formação no Second Life" vai começar a 23 de Maio na Universidade de Aveiro (UA) com duas acções de formação, uma de introdução ao SL, para iniciados, e outra de técnicas de programação e modelação em três dimensões, para utilizadores avançados.

CLIQUE AQUI, para ler a íntegra desta matéria.

do Observatório do Algarve.

Nenhum comentário: