quarta-feira, 25 de abril de 2007

Matéria da G1 sobre o câmbio paralelo de Linden Dólares gera polêmica

Suposta exclusão da conta de um usuário, vendedor de dinheiro virtual, gera revolta entre os residentes brasileiros. Alguns já falam em boicote à Kaizen.

A Kaizen Games, em seu segundo dia de operação no Second Life Brasil, já enfrenta seu primeiro grande problema de imagem, tendo sua marca relacionada a um suposto banimento de um avatar brasileiro, que vendia Linden Dólares no Second Life. Matéria publicada hoje pela manhã, no portal G1, escrita por Juliana Capanez e reproduzida no Mundo Linden, dá conta de que a Kaizen possui uma estratégia sólida para venda de Lindens ao mercado de residentes brasileiros, no metaverso.

No artigo, está relatada a experiência de um 'cambista', vendedor de Lindens e que pediu não ter seu nome divulgado, temendo supostas represálias por parte da representante brasileira do Second Life. Este vendedor informa que até o momento, uma competição 'saudável' vinha ocorrendo no metaverso, e que cada 'cambista' tinha sua própria estratégia de vendas, tornando o mercado competitivo.

No entanto, boatos lançados no mundo virtual dão conta de que a Kaizen estaria com o intuito de coibir estas atividades, através do lançamento de uma cotação 'matadora' na troca de Lindens por Reais, o que tornaria inútil o trabalho dos cambistas. Somando-se ao boato, veio a informação de que um vendedor teve sua conta 'deletada', perdendo o dinheiro e bens que tinha acumulado nos últimos meses.

Devido a estes boatos, a Kaizen já está sendo acusada de autoritarismo e de monopólio nas atividades comerciais na porção brasileira do Second Life. Na matéria, Maurílio Shintati, diretor-executivo da Kaizen Games, afirmou que a empresa "não tem como objetivo bloquear as contas dos cambistas". Porém ele admite que não apoia essa atividade e afirma que a Kaizen trará ao público as melhores cotações e condições de aquisição dos Linden Dólares. Aos poucos isso poderia, segundo ele, 'enfraquecer' o comércio paralelo. “Nosso meio de pagamento facilita as transações e, por isso, a troca de dinheiro deixa de ser uma alternativa no Second Life”, disse.

'Medo' e 'Boicote'

Como consequência imediata, os 'cambistas' anunciaram suspensão provisória de suas atividades, temendo serem as próximas 'vítimas' do banimento sumário que supostamente ocorreu com um vendedor de Lindens, muito conhecido da comunidade. No momento, não há nenhuma certeza do futuro por parte destes empreendedores e agora está realmente complicado adquirir Linden Dólares pelo mercado paralelo.

Na página da matéria, ja existem mais de 50 comentários, em sua unanimidade de residentes brasileiros reprovando a susposta atitude da Kaizen de banir este vendedor. Alguns comentários mais exaltados, propõe o 'boicote' às ações do Second Life Brasil, principalmente no tocante à compra de Linden Dólares. A Kaizen também está sendo duramente criticada e acusada de querer o monopólio do mercado nacional e autoritarismo na exclusão sumária de contas no Second Life. A cotação de Lindens = Reais da Kaizen também está sendo amplamente questionada e muitos afirmam que os preços da empresa estão mais salgados que os da concorrência paralela. Para 'fechar a conta', há a acusação de que a empresa não apoiará empreendimentos brasileiros que não estejam entre sua carteira de clientes.

Está sendo, de fato, um início turbulento para a representante oficial brasileira do Linden Lab Second Life. Resta saber se, no futuro, esta 'turbulência' passará ou se a Kaizen vai adquirir uma antipatia profunda e definitiva por parte dos brasileiros veteranos que habitam o metaverso.

2 comentários:

Anônimo disse...

Os Life Helpers contratados pela Kaizen Games e IG atravez de Beto Trilling não cumpriram com o contrato de trabalho. Ate hoje 25 de abril não foram feitos os pagamentos da semana passada.

Debora Perenti disse...

Enviem um e-mail com todos os detalhes desta situação para 'mundolinden@yahoo.com.br'. Suas identidades serão preservadas.