sexta-feira, 27 de abril de 2007

NOAA simula tsunamis, maremotos e furacões no Second Life

Departamento meteorológico dos Estados Unidos lança ilha fantástica onde o residente observa e aprende, ao vivo, sobre os piores desastres naturais que já assolaram nosso planeta.

Nesta quinta-feira (26) o departamento de Administração Atmosférica e Oceânica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) lançou, na ilha Meteora, um local muito interessante onde os visitantes poderão simular desastres naturais e aprender por quê eles ocorrem. Neste lugar, foram criados diversos programas interativos, que exibem os efeitos de uma tsunami, por exemplo. O residente através de um HUD ativa o sistema e uma locução é iniciada, indicando as fases que precedem e finalizam uma super onda oceânica. Uma tsunami então surge no horizonte e derruba diversas casas na margem da ilha. Veja a simulação no vídeo abaixo:



Sobrevoando um furacão

Em outro ponto da ilha, o visitante embarca em um avião meteorológico do NOAA e passa a sobrevocar o topo de um furacão, acompanhado de uma chuva pesada, sempre com a narrativa em voz que informa as causas e efeitos do fenômeno. A sensação é incrível, com sons em alto volume e uma sensação de ansiedade inevitável. A equipe de construção não poupou esforços para tornar a experiência a mais realista possível.

Previsão em tempo real

Entre outras surpresas, um local que não podemos deixar de mencionar é o mapa interativo meteorológico dos Estados Unidos. Uma placa com a textura deste mapa e um script complexo, conectam o objeto ao servidor de dados do NOAA. O resultado é impressionante: as condições de tempo em todo território americano, e em tempo real. Estas informações também são usadas pela maioria das emissoras de TV dos EUA. Então, é possível que o residente tenha acesso à previsão do tempo americana, antes mesmo dos canais de comunicação convencionais.

A ilha Meteora, do NOAA, conta também com simulações dos efeitos do aquecimento global e amostras de vida marítima, um prato cheio para os mergulhadores virtuais de plantão. Há também uma simulação do planeta Terra, visto do espaço (dia e noite) com fotos de satélite atualizadas dinamicamente. Neste feriadão, não deixe de visitar esta que é uma das ilhas mais fantásticas que já encontramos no Second Life.

Com informações da CNET.

Nenhum comentário: