quinta-feira, 26 de abril de 2007

O que será da Second Life?

Em função do crescente número de adeptos da SL e o sucesso de games como World of WarCraft e Ragnarök muitas empresas ao redor do mundo começam a testar estratégias de marketing e literalmente correr para se posicionarem neste “novo mundo”...

Assunto que está em alta em vários meios de comunicação nos últimos dois meses, o auto entitulado mundo digital em três dimensões, Second Life, está gerando mais mídia espontânea do que assuntos relacionados a pedofilia ou ao combate da AIDS na África.

A impressão inicial que tenho ao pesquisar o tema nos buscadores da internet é que estamos vivendo um período pré-revolucionário, parecido com o que antecedeu o advento da própria internet. Será que estamos mesmo diante de uma supernova? Faz sentido todo o alarde que a imprensa – principalmente a americana – está fazendo em torno da Second Life?

Há poucos dias “vazaram” no Youtube alguns vídeos que mostram como será o Home – o mundo virtual da gigante Sony, para a plataforma de games Playstation – e notícias de corredor dão conta que a Nintendo também está se movimentando para sair com o seu próprio mundo virtual para o Wii.

Em função do crescente número de adeptos da SL e o sucesso de games como World of WarCraft e Ragnarök muitas empresas ao redor do mundo começam a testar estratégias de marketing e literalmente correr para se posicionarem neste “novo mundo” que já tem até uma sigla difícil de decorar: MMOSG (Massively Multiplayer Online Social Game) que daria para traduzir para: jogo de interpretação online e massivo para múltiplos jogadores.

Analistas de mercado, profissionais de marketing e os aficcionados por tecnologia insistem em dizer que se as empresas não entrarem na Second Life elas estão fadadas a ver o bonde da história passar e não conseguirão mais recuperá-lo. Aí, eu fico aqui pensando... será que já não vimos esse filme alguns anos atrás, quando uma grande bolha fez o mercado de internet entrar em crise? Será que nós vamos entrar em outra paranóia inventada por aqueles que têm interesses comerciais por trás das notícias?

Convido você leitor (e agradeço por ter lido este texto até aqui) a fazer uma reflexão e análise fria de alguns números para que, juntos, possamos chegar às nossas próprias conclusões. Ao pesquisar de forma mais detalhada, principalmente sobre a Second Life, notei que ela tem um pouco mais de cinco milhões de usuários cadastrados e um churn rate (taxa de abandono) de mais de 85%.

CLIQUE AQUI, para ler a íntegra deste artigo.

por Adilson Batista
Fonte: B2B Magazine.

Um comentário:

Anônimo disse...

Desculpa, mas não há "interpretação" em Massively Multiplayer Online Social Game.