segunda-feira, 23 de abril de 2007

Second Life Brasil: cobertura completa da inauguração

O blog Mundo Linden abre este tópico, que será atualizado constantemente durante esta segunda-feira (23/04), data que marca a estréia da versão brasileira do Second Life.

[07:49] Madrugada de espera: Já na manhã desta segunda-feira, observamos que as ilhas KGBR ainda não foram abertas ao público. No site do Second Life Brasil, que não foi atualizado até o momento, está ausente qualquer menção ao horário oficial de abertura das ilhas brasileiras.

[07:52] A ilha de 'instrução' KGBR03 continua com tráfego modesto. Alguns residentes contactados naquele local, informaram que estavam de plantão aguardando a abertura das outras ilhas. Parte deles está online desde a tarde de domingo.

[07:59] Você sabia? Que as ilhas KGBR03, KGBR22 e KGBR23 são idênticas? Isso mesmo. Contactamos um dos 'helpers' da KGBR22, que confirmou o fato. A função das ilhas 'trigêmeas' tem haver com o controle de tráfego que a Kaizen pretende realizar com a chegada dos novos residentes. Quando o novo usuário acessa pela primeira vez o Second Life, utilizando o navegador exclusivo da Kaizen, ele é automaticamente transferido para uma destas ilhas, onde inicia seu processo de instrução e reconhecimento do mundo virtual.

[08:46] SL Herald questiona nova logomarca: Prokofy Neva, editor do SLH, postou ontem em seu blog, um dos maiores 'SL fan sites' do planeta, uma menção sobre a logomarca 'Second Life Grid', presente apenas no site oficial do Second Life Brasil. Além de indicar a inauguração de hoje, Neva questiona o que vem a ser esta logomarca. Lembrando o que Joe Linden disse no Virtual Worlds 2007, em Nova York, Neva diz que a "Linden Lab não pretende mais ser a única gestora do grid". Mark Wallace, da 3pointD também confirma a informação, dizendo que "É impossível a Linden controlar sozinha o datacenter do Second Life por muito tempo". Neva finaliza a menção, dizendo que a iniciativa da Kaizen pode desencadear a 'descentralização dos servidores', através da abertura de seus códigos fonte, já informada amplamente pelo Mundo Linden e por outros sites especializados.

[09:18] Uma ilha inteira para construir o que quiser: A Kaizen já liberou, como poucos sabem, o acesso à ilha KGBR11. Trata-se de um grande 'banco de areia', ou 'sandbox' como os gringos o chamam, onde qualquer residente poderá praticar suas habilidades de construção, ou testar scripts e objetos adquiridos. No local há uma placa de aviso, informando que todos os objetos lá posicionados são apagados, ou retornados ao inventário do dono, em no máximo 24 horas. Não há nada porém informando sobre proibição de uso de armas ou artefatos eróticos.

[10:01] Enquanto isso: Construtoras marcam terreno no Second Life. Até os responsáveis pelos alicerces mais sólidos da vida real parecem sucumbir à sensação do Second Life. De repente, há pouco mais de uma semana, não uma nem duas, mas três construtoras – Tecnisa, Cyrela e Rossi - anunciaram a entrada para o mundo virtual, delimitando seus espaços pelos terrenos de lá. Pioneirismos à parte, a dúvida que paira é: Seria a novidade uma febre ou uma grande oportunidade para a qual, coincidentemente, o setor teria despertado? O potencial do canal é sem dúvida promissor, contabilizando cerca de 300 mil brasileiros cadastrados, que constituem uma maioria adulta na faixa dos 35 anos, das classes A e B. Leia aqui a matéria completa (Fonte: B2B Magazine).

[12:14] Enquanto isso: Dell Anno leva móveis gaúchos para o Second Life. A Dell Anno, de Bento Gonçalves-RS, acaba de entrar no Second Life. A loja é a primeira do país no setor de móveis planejados a entrar no mundo virtual. A loja virtual Dell Anno fica na ilha Berrini e será inaugurada nesta segunda-feira, 23, às 20h. Na abertura, recepcionistas da empresa vão apresentar os produtos da marca aos avatares, premiando a todos os presentes com uma camiseta da companhia. Os visitantes também poderão escolher móveis para mobiliar suas casas do mundo virtual. Leia aqui a matéria completa (Fonte: Baguete).

[12:23] Enquanto isso: Intel faz festa no Second Life para comemorar 20 anos no Brasil. Para marcar seus 20 anos de atuação no Brasil, a Intel realiza nesta terça, 24/4, uma festa comemorativa no Second Life, na qual os convidados serão recebidos pelos avatares personalizados dos principais executivos da Intel no país. O evento trará uma de ação inédita para os eventos virtuais. Pela primeira vez no Brasil uma festa no Second Life, assim como acontece nos grandes eventos da vida real, contará com a presença de celebridades virtuais, avatares de famosos que irão circular pela festa, entre elas Analy, do Big Brother e a atriz Daniela Suzuki. Leia aqui a matéria completa (Fonte: TI Inside).

[15:52] Kaizen mantém o suspense e as ilhas continuam fechadas: Com exceção das KGBR03, 22 e 23 ('instrução') e KGBR11 ('sandbox'), as outras ilhas se mantém ainda fechadas, contrariando as expectativas dos residentes, de que logo nesta manhã já se poderia estar visitando as ilhas temáticas brasileiras. Contactamos novamente alguns 'helpers' nas ilhas de instrução e as informações que eles passam são desencontradas. Uns falam que as outras ilhas serão abertas a qualquer momento, enquanto outros afirmam que a liberação do acesso será somente à noite. A verdade é que o dia 23 está passando e a reputação da Kaizen, em cumprir prazos, deverá ser definitivamente avaliada até o final deste dia.

[16:18] Enquanto isso: Equipe de Fórmula 1 da Renault anuncia sua entrada no Second Life. A equipe campeã de Fórmula 1, Renault, anunciou hoje que estará presente no Second Life. Nas horas vagas, entre uma corrida e outra, eles preparam um local para explorar a interação com os fãs da escuderia e as possibilidades do metaverso Linden. A Renault F1 contará com um terreno '5 vezes' maior que a Manhattan virtual, segundo um dos produtores virtuais contratados pela equipe. "Como as outras experiências virtuais, queremos uma aproximação verdadeira, sem intermediários, com os fãs da equipe. Queremos também que o Second Life seja uma plataforma para nossas conferências, estudos e trabalhos em equipe, de uma forma bem mais interessante e prazerosa. Em nosso local, mostraremos também réplicas dos nossos trabalhos 'reais', incluindo os carros Renault usados na F1, com riqueza de detalhes, além de oferecer brindes aos nossos visitantes", afirmou um dos integrantes da equipe à nossa reportagem. (Fonte: Autosport.com).

[18:37] Apesar do atraso, número de residentes aumenta vertiginosamente: Enquanto aguardávamos a abertura das ilhas principais, resolvemos aferir o número de novos residentes que apareciam na KGBR03, a mais acessada no momento pelos novatos do Second Life. Em 20 minutos contamos espantosos 122 novos avatares surgindo no céu, um atrás do outro, acima do símbolo de 'masculino' e 'feminino' desenhado no chão, indicando o ponto de partida para o novo mundo. Enquanto as outras KGBR não são liberadas, está sendo observado um acúmulo de novos avatares nas ilhas de 'instrução'. Os 'helpers' da Kaizen estão trabalhando freneticamente, tentando responder todas as dúvidas dos novatos. Realmente um trabalho espantoso que requer absoluta paciência, pois cada helper tem que responder a mesma pergunta repetidas vezes em poucos minutos. E assim será ainda por um longo tempo.

[21:39] "Dia 23 ainda não acabou": É a frase que corre na cabeça de muita gente, como eu, que ainda anseia por visitar hoje as novas ilhas temáticas da Kaizen. Como relatei anteriormente, as informações são desencontradas. Pelo 'andar da carruagem', dificilmente a Kaizen cumprirá a promessa de inaugurar efetivamente hoje sua atuação no Second Life. Mas 'Dia 23 ainda não acabou", como me disse um bravo 'helper' de uma das KGBRs, que está desde as 6 da manhã trabalhando e ajudando os novos residentes. Vamos esperar um pouco mais.

[22:11] KGBR03 - População: 91 residentes: É o número de avatares presentes, neste momento, na ilha de instrução, seguida das ilhas KGBR23 (32), KGBR22 (24) e KGBR11 (12 avatares). Certamente todos à espera da abertura das ilhas principais. Cada vez é mais improvável que isso se realize hoje. Mas vamos aguardar até a meia-noite, para ver se algo 'mágico' acontece.

[23:20] Cobertura 'incompleta' da inauguração do Second Life Brasil: Infelizmente, mas sem impressionar, a Kaizen atrasou mais uma vez o lançamento das ilhas temáticas principais do SL Brasil. Mas ela não fez por má fé. Recebemos informações de que ajustes de última hora estão sendo realizados e que o sistema de conversão KC$-L$ não está funcionando. A festa estava preparada, os residentes na porta à espera do convidado principal, que não apareceu. Isso acontece, mesmo em grandes eventos. Quem sabe, isso não serve para valorizarmos, ainda mais, o momento de conhecermos, na íntegra, o trabalho que a Kaizen vem realizando há tanto tempo?

Queremos manifestar, ainda, nossos parabéns aos valorosos 'Helpers', que estão até este momento, em turnos alternados, ajudando todos os novos residentes que passam a conhecer, por intermédio deles, o Second Life. Estes são heróis, pois lançam mão de uma paciência como poucos possuem, nesse trabalho às vezes nem tanto valorizado...

O Mundo Linden encerra aqui a 'cobertura completa' de algo que não ocorreu. Hoje tivemos recorde absoluto de audiência, dobrando o número de acessos da nossa maior média anterior. Agradecemos, prezado leitor, sua paciência e sentimos não poder ter passado aqui as informações que desejávamos oferecer. Mas amanhã é um novo dia e, quem sabe, tudo pode ser diferente... e para melhor. Boa noite ;)

[--:--] Ilhas ainda fechadas. Mas certamente irão abrir.

Um comentário:

Anônimo disse...

SHOW SHOW SHOW DE COBERTURA DEBORA. VOCE FEZ SUA PARTE NAO SE PREOCUPE