quinta-feira, 26 de abril de 2007

IBM desenvolve servidor especialmente para uso exclusivo em mundos virtuais

Empresa deverá utilizar o microprocessador 'Cell', o mesmo do Playstation 3.

O Herald Tribune anunciou ontem que a IBM está desenvolvendo, e lançará em breve, um servidor mainframe para uso específico em serviços com ambientação virtual, ou seja, para 'mundos 3D'. A empresa está lançando mão de uma arquitetura escalável, que permite upgrades rápidos e, o mais importante, aproveitando as vantagens do microprocessador 'Cell', que a empresa desenvolveu para a Sony incorporar em seu Playstation 3. É a primeira iniciativa de uma empresa de infohardware, voltada específicamente para o mercado de ambientes de interação virtuais, em terceira dimensão.

Movida pela noticia da iminente virtualização dos servidores da Linden Lab, a IBM se adiantou e pretende por no mercado esta plataforma mainframe em algumas semanas. Porém seu custo será considerado muito alto, pois a arquitetura baseada no processador 'Cell' é bem mais complexa e recente, bem como o próprio processador, hoje o mais rápido do mercado.

Ainda sem nome, o servidor será voltado para grandes datacenters que pretenden hospedar seus próprios mundos virtuais. A Linden Lab é a primeira empresa escolhida pela IBM para testar os equipamentos, em seu beta grid. Inclusive alguns servidores do 'Beta Grid' do Second Life, que possuem recursos de voz, já utilizando três destes servidores. O resultado está sendo considerado muito bom.

Segunda o IBM, o foco deste desenvolvimento é criar plataformas que saibam melhor gerenciar as renderizações 3D, e ao mesmo tempo suportar milhares de acessos em um único servidor. Com o processador Cell, feito especialmente para consoles de alta demanda (PS3), esse trabalho passa a ser tratado como 'rotina' pela nova plataforma. O resultado que se espera, no uso destes servidores, é uma maior velocidade de resposta nas chamadas de serviço e na renderização gráfica para um número bem maior de usuários conectados ao mesmo tempo. Ou seja, muito mais gente acessando o Second Life, sem resultar na famosa 'lag'.

Hoje a Linden Lab sai ganhando pois sua parceria com a IBM a colocou 'na primeira posição' da fila de testes deste servidor. E como a 'big blue' é uma das maiores usuárias do metaverso Linden, ela própria viu a necessidade de se criar um servidor específico para o Second Life e outros mundos virtuais concorrentes, abrindo assim um novo canal de negócios.

Com informações da SL Insider.

Um comentário:

Anônimo disse...

Kaizen? Aquela que não paga seus Life Helpers?! AFF!