terça-feira, 14 de agosto de 2007

Clientes reais da Mercedes recebem veículos grátis no Second Life

A Mercedes Benz tem um serviço exclusivo para os seus clientes da Classe C. Sempre que existem atualizações para o veículo, elas são oferecidas. O carro é virtual, mas tem de tudo.

Só mesmo num universo virtual uma empresa do setor automóvel se podia permitir oferecer atualizações grátis de um carro. De fato, os compradores de um modelo virtual de Classe C da Mercedes Benz têm direito a vantagens que o comprador do modelo real nunca terá. É um sinal a mais da diferença entre os dois mundos – o de cá, real, e o de lá, virtual – mas que em nada impede as empresas de usarem cada vez mais o Second Life, para promoção dos seus produtos.


O caso da Mercedes Benz é sintomático dessa mudança de estratégia. A marca entrou com força no universo dos mundos virtuais no início deste ano, com uma festa virtual de lançamento do seu modelo virtual do Classe C, uma cópia fiel do modelo que, no seu segmento de mercado – e no mundo real – é o primeiro a ter um certificado de ambiente, com uma redução efetiva de – em média – nove toneladas de emissões de dióxido de carbono durante a vida útil de cada veículo. A versão do Second Life é, como se calcula, ainda menos poluente.

Eu é que sou o condutor da semana

A apresentação do novo Classe C no Second Life serviu também para assinalar a abertura da Ilha Mercedes Benz, um espaço de promoção da marca aberto 24 horas todos os dias da semana. E para manter o tráfego de visitantes oferece passatempos como o de “condutor da semana”, desafiando quem passa a fotografar-se junto de um Mercedes e enviar a foto, para depois surgir na imensa exposição visível nos terrenos da marca.

Segundo Olaf Göttgens, vice-presidente de comunicação da área de veículos de passageiros da marca, “a comunicação digital foi definida como uma componente permanente da Mercedes Benz. Com o Second Life estamos, desta forma, usando uma plataforma de comunicação para atingir os clientes existentes e potenciais”. Para ele, “no Second Life a Mercedes Benz definiu novos padrões, tanto visualmente como em termos de conteúdo. Ao mesmo tempo, oferecemos a possibilidade de experimentar a marca e os seus produtos em um ambiente virtual”.

Acelerar na pista de testes

De fato, os visitantes do espaço da Mercedes – situado numa zona do distrito sudoeste do Second Life – podem experimentar um dos novos modelo Classe C na exigente pista de ensaios da Mercedes que rodeia o espaço de exposição. E podem mesmo personalizar o carro, escolhendo o tipo de jantes e cor, antes de se lançarem à estrada, para testarem o sinuoso traçado, a condução em neve ou a emoção de um salto no vazio como os habitualmente mostrados em filmes de ação.

O traçado da pista segue o modelo das auto-estradas alemãs, e houve o cuidado de criar zonas de obstáculos para ensaio das características do veículo. Condições atmosféricas variáveis permitem testar o veículo sob diferentes condições de piso. E no futuro a Mercedes Benz pretende disponibilizar aos visitantes mais modelos de seus produtos, para ensaio no local. Depois, se decidir, pode optar pela compra do modelo virtual ou até de um real. Os links estão disponíveis no próprio local de exposição.

Música ao volante

O edifício central do complexo da Mercedes hospeda um pequeno museu com o histórico da montadora, além de uma área de lazer servida por uma grande tela passando vídeos da marca. Variada documentação, com vídeos e fotos para baixar no computador pessoal, acesso a páginas na web, integram o espaço, onde um funcionário da Mercedes Benz – através do seu avatar – passa algum tempo nos momentos de maior afluência, para responder a questões dos clientes. E a marca manteve no local, na fase inicial, um assessor de Imprensa uma hora diária, para contatos com os jornalistas, através de avatares.

Como é de regra em locais de exposição, os visitantes não saem de mãos vazias. No Second Life não se recebe um Mercedes Classe C grátis, mas o visitante pode solicitar o seu uniforme de piloto de Formula 1, para usar quando desejar. E pode mesmo transferir para o seu computador uma compilação de temas de novos grupos de música, numa oferta da Mercedes Benz. Essa coletânea de faixas em MP3 serve para divulgar novos autores em busca de visibilidade. Para os autores basta contatar a Mercedes Benz através do espaço no Second Life e propor a inclusão de temas próprios na coletânea. Sob a chancela Mixed Tape, o fabricante reúne uma seleção musical que é atualizada com regularidade. Um verdadeiro serviço de “música ao volante.”

Escrito por José Antunes, do Expresso Clix

Nenhum comentário: