quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Guru da revolução digital não acredita na web 2.0 e no Second Life como inovação

Teórico da revolução digital rejeita a idéia de que houve mudança nos conceitos da internet e pesquisa linguagem para expandi-la. Pensador, que está no Brasil para ciclo de palestras, diz que Second Life é fenômeno menos relevante que jogos colaborativos on-line.

Nada abala o otimismo de Pierre Lévy com a internet. Um dos principais teóricos da revolução digital, filósofo da informação e professor de comunicação na Universidade de Ottawa (Canadá), Lévy acha que a grande questão colocada hoje para a rede é apenas aumentar as informações disponíveis, o que é o objeto de sua linha de estudo atual. É basicamente o que deve dizer hoje à noite em palestra que vai proferir em Porto Alegre, como convidado do ciclo "Fronteiras do Pensamento", na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Lévy foi quem propôs o conceito de "inteligência coletiva" no começo dos anos 90, quando a internet comercial ainda engatinhava. Hoje, "sem falsa modéstia", diz que seu conceito virou um padrão. Ao contrário do que muitos poderiam esperar, Lévy não acha que a web 2.0 ou web participativa, um dos principais focos de discussão atual sobre a rede, seja uma novidade.

"A web 2.0 significa apenas que tem muito mais gente se apropriando da tecnologia da internet, o que a torna um fenômeno social de massa. Significa que não é mais necessário recorrer a intermediários ou técnicos. Do ponto vista de conceito de base não há uma grande diferença em relação à internet original", disse Lévy, em entrevista à Folha. O autor de "As Tecnologias da Inteligência" (ed. 34), "Cibercultura" (ed. 34) e "A Inteligência Coletiva" (Loyola) não se preocupa com pensadores que são céticos ou prudentes em relação aos riscos da rede, como o francês Paul Virilio.

Só para citar algumas discussões que não o preocupam: várias bibliotecas européias resistem ao avanço da digitalização, temendo o poder excessivo das companhias que deteriam seus acervos (Google e Microsoft, essencialmente); a proliferação de blogs ameaça companhias de comunicação que investem na qualidade da informação; direitos autorais são cada vez mais ameaçados etc.

Sobre esse último exemplo, Lévy solta uma gargalhada ao ser lembrado do caso recente do "vazamento" na rede da última edição da saga "Harry Potter". "A ameaça aos direitos de autor é um problema por um lado, mas é bom por outro. Não sou desses que são contra o direito de autor. Sou a favor, mas o objetivo final deve ser a criação. O direito autoral é um meio, não devemos confundir um com outro", diz.

Second Life

E o Second Life, o novo fenômeno da internet? "Não sei por que todos estão interessados no Second Life. Do ponto de vista conceitual, não traz absolutamente nada de novo. A única vantagem é permitir a um maior número de pessoas interagirem, então passa a ser um fenômeno social. Talvez [o sucesso] ocorra porque ele reproduz a vida real." Mesmo conhecendo bem o Brasil, o pensador de origem tunisiana também não se impressiona com o sucesso das redes de relacionamento aqui, como o Orkut, mais que em outros países. "Não tenho detalhes sobre o sucesso do Orkut no Brasil, mas acho que essas comunidades representam um capital social muito importante. Isso se desenvolve como a urbanização", diz.

Para Lévy, a novidade com a rede hoje está em outras áreas: "Onde pode haver uma evolução no processo colaborativo é nos jogos on-line. Mas, como eles acabam sendo praticados por fanáticos em jogos, os jornalistas acabam prestando menos atenção. Eles são um fenômeno mais importante do que o Second Life", afirma. O cientista diz que o fenômeno de inteligência coletiva continua a evoluir, e não só pela cultura dos jogos. "Também se desenvolve pela criação de programas de código aberto, pelo desenvolvimento da memória coletiva através de obras em domínio público, como o Creative Commons", diz.

Para o criador de conceitos como tecnodemocracia e cosmopédia, "isso é apenas o começo de algo muito mais importante que vai se desenvolver, que envolve a inteligência individual preparada para ser potencializada pela inteligência coletiva". Esse "algo mais" é o IEML (Information Economy Meta Language), um projeto ambicioso que Lévy coordena, envolvendo também pesquisadores brasileiros, para o desenvolvimento de uma linguagem que poderia expandir a rede. Levy lembra que os portais de busca (como Google e Yahoo) têm no máximo 20% das informações da rede. "Essa nova linguagem permitirá indexações na internet, um acesso maior ao conteúdo que existe hoje na internet. Estou acabando a gramática agora", diz. "Não é uma linguagem que será utilizada pelo grande público e vai demorar algum tempo para que se torne linguagem comum", afirma.

Escrito por Marcos Strecker, da Folha de São Paulo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Dificil acreditar em um "Guru" que se contradiz a todo momento.
O Second Life não é um jogo, mas a tecnologia é herdada dos jogos on line.. mas somente jogos on line são melhores que second life?

"Second Life não tem nada de novo"...... "mas é um fenomeno social"

Acho que ele tá velhinho demais para absorver tecnologias novas... ou seja bateu a aversão e a caduquice.

Por favor, botem pessoas que sejam realmente coerentes com suas idéias.