sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Evento na Bahia apresenta vantagens do Second Life para empresas

Emiliano de Castro ministrou palestra para mais de 80 CIOs, demonstrando as vantagens de se investir no mundo virtual.

O Second Life e os mundos virtuais da web 3D agitaram as discussões desta quarta no INFO CIO Meeting, em Trancoso, na Bahia. O volume de operações de câmbio realizadas no Second Life já chega a 7 milhões de dólares por mês, de acordo com os números apresentados ontem na palestra de Emiliano de Castro, diretor de marketing do Second Life Brasil. A movimentação mensal de dinheiro no ambiente virtual é de 14 milhões de dólares. E o território virtual soma uma área de 700 quilômetros quadrados.

Castro mostrou aos cerca de 80 CIOs participantes do evento como as empresas têm usado o Second Life para fazer negócios e promover suas marcas. Ele encerrou a apresentação mostrando um clipe da banda Babado Novo, que mistura cenas reais com o ambiente virtual. Carlos Seabra, diretor de tecnologia e projetos do IPSO (Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos), foi o convidado do talk show comandado por Katia Militello, diretora de redação da revista Info Corporate. Ele falou sobre a internet 3D e os desafios da interatividade.

"As empresas ainda delegam muito a sua participação em ambientes como o Second Life. Não adiantar construir um prédio e deixar lá", afirmou. Segundo ele, o Second Life e a web 3D podem virar um novo tipo de sistema operacional, transformando a forma como as pessoas interagem. E haveria uma bolha em torno do Second Life, a exemplo do que aconteceu com a bolha da internet? Segundo ele, sim, mas ainda é cedo para dizer o que vai sobreviver ou não. "Quando as bolhas explodem, ainda sobram coisas por trás delas", disse.

Escrito por Débora Fortes, do INFO Online.

Nenhum comentário: