quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Especialista ministra palestra sobre as ilusões do Second Life

“O que motiva milhões de pessoas a aderirem, por exemplo, ao Second Life, é a ilusão de ser como e quem quiser ser. A motivação do autoconhecimento é exatamente o contrário", afirma Heloísa Capelas, palestrante do evento.

A especialista em reeducação emocional e Diretora Terapêutica do Centro Hoffman, Heloisa Capelas (foto), ministra a palestra “Eu e a Second Life”, nesta segunda-feira, 13 de agosto, às 19h30, em São Paulo (Av. Lineu de Paula Machado, 1100 - Cidade Jardim). Durante o evento, que é gratuito e aberto ao público, a profissional falará sobre a relação entre o autoconhecimento e o mundo virtual. “O que motiva milhões de pessoas a aderirem, por exemplo, ao Second Life, é a ilusão de ser como e quem quiser ser. A motivação do autoconhecimento é exatamente o contrário, é descobrir-se quem se é, para ser o que se é de verdade“, afirmou.

Lançado em 2003 pela empresa norte-americana Linden Lab, o Second Life é um ambiente virtual que simula a vida real e social do ser humano. O nome significa em inglês "segunda vida" e pode ser interpretado como uma "vida paralela". Dentro do próprio jogo, o jargão utilizado para se referir à primeira vida é "RL" ou "real life" que se traduz literalmente por "vida real". “Esses programas são muito atraentes porque oferecem uma proposta de se ter uma segunda chance, através de mentiras e ilusões que são confortáveis. É, na verdade, uma grande fuga da vida real onde os problemas continuam existindo e são verdadeiros, mas as soluções são falsas”, explicou Capelas.

Segundo a especialista, o trabalho de autoconhecimento exige disciplina, honestidade, consciência das limitações e contato com o medo e a dor, enquanto o mundo virtual oferece a ilusão de ajudar a ser feliz e esquecer o que incomoda, possibilitando uma falsa sensação de controle, força e poder. “Fugir da vida real, dos problemas e do que faz sofrer é muito mais fácil e gostoso. Porém, dessa maneira a pessoa está se afastando do caminho e da possibilidade de se conhecer e se aceitar exatamente como é. E você se carrega consigo, onde quer que você vá, pelo resto da vida”, completou. Durante a palestra, a profissional apresentará soluções reais para o que as pessoas tanto buscam no mundo virtual. “Na verdade, as motivações são as mesmas: a busca pela felicidade. Agora, cabe a cada um optar pela busca real e duradoura da felicidade ou pela sensação gostosa, mas falsa, de bem estar que o mundo virtual oferece”, completou.

Heloísa Capelas é terapeuta familiar especializada em reeducação emocional. Diretora Terapêutica do Centro Hoffman desde 1998, Heloísa é formada em Assistência Social e pós-graduada em Administração, com enfoque em Recursos Humanos. Master Practitioner em Programação Neurolinguística, com formação em motivação e conquista de objetivos, fez especialização em Psicodinâmica aplicada aos Negócios.

Serviço:
Palestra “Eu e a Second Life”
Data: 13 de agosto de 2007 Horário: 19h30
Entrada franca.
Local: Av. Lineu de Paula Machado, 1100, Cidade Jardim - São Paulo (em frente ao Jockey Clube) Mais informações: www.centrohoffman.com.br


Origem: Convergência Digital / IT Careers / Terra.

Nenhum comentário: