segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Mundos virtuais como o Second Life são alvo dos estilistas de moda

"Combinar uma empresa que leva a moda a sério e um jogo e comunidade reconhecidos em todo o mundo pelo conteúdo que seus usuários criam permitirá que as pessoas reflitam sua personalidade e expressem sua criatividade. Não poderíamos conceber combinação mais perfeita", diz Steve Seabolt, vice-presidente da Electronic Arts.

A moda elegante nos mundos virtuais Jessica Michault, do International Herald Tribune, em Paris O mundo não é o bastante para a comunidade mundial da moda. O setor agora tem na mira os reinos virtuais de comunidades como Sims 2 e Second Life, que se tornaram os mais recentes e talvez os mais inovadores dos parques de diversões, tanto para os estilistas de moda incipientes quanto para as marcas mais estabelecidas. Podem esquecer de concursos televisivos de moda como "Project Runway". A passarela agora é virtual.

As maiores empresas de moda de todo o mundo estão correndo por explorar esse mercado nascente, no qual a criatividade sem fronteiras reina. Uma das primeiras marcas de moda a encarar com seriedade o mundo virtual é a gigante do varejo H&M. No jogo Sims 2, o mais popular do mundo para computadores pessoais, os avatares (as identidades virtuais) de uma pessoa agora podem se vestir com peças da coleção primavera-verão da H&M. As roupas também estão disponíveis nas lojas físicas da cadeia, o que torna possível aos jogadores usar a mesma roupa no jogo e na vida real.

"Combinar uma empresa que leva a moda a sério e um jogo e comunidade reconhecidos em todo o mundo pelo conteúdo que seus usuários criam permitirá que as pessoas reflitam sua personalidade e expressem sua criatividade. Não poderíamos conceber combinação mais perfeita", diz Steve Seabolt, vice-presidente da Electronic Arts, a produtora responsável pelo Sims 2. Mas isso representa apenas a ponta do iceberg em termos de parceria. Os membros também podem criar lojas virtuais da H&M no mundo do Sims 2.

Outro elemento inovador dessa parceria é a competição virtual de moda. Usando os 60 modelos básicos de roupas digitais fornecidos pela H&M, os jogadores desenvolveram criações próprias, na esperança de obter vagas na etapa final da disputa e ver seus modelos desfilando na passarela virtual. Jogadores de todo o mundo estão envolvidos em seis concursos de moda temáticos (festa, esportes radicais, street, noite, praia e tapete vermelho). Os 12 modelos selecionados tomarão parte em um desfile virtual, disputando prêmios.

Os dois primeiros vencedores já foram escolhidos: Salix Tree, que venceu na categoria "festa" com um vestido assimétrico, dourado e vermelho, e SI Tigerbabe, que venceu na categoria "esportes radicais" com um top decorado com lantejoulas e uma jaqueta em dois tons, de cintura definida. A votação desta semana determinará o vencedor da categoria "street", e os candidatos podem ser vistos em fashionrunway.Sims.yahoo.com ou www.TheSims2FashionRunway.com. É possível até mesmo assistir aos desfiles acompanhados pelos comentários de especialistas em moda como Susan Schutz, editora-chefe de "Cosmogirl", que descreve os modelos.

Para eliminar ainda mais a distinção entre o mundo real e o virtual, a H&M concordou em produzir em suas fábricas um dos seis modelos que participarão do desfile final, e colocá-lo à venda em suas lojas.

Second Life

No mundo virtual Second Life, que conta com mais de oito milhões de membros em todo o mundo, moda é assunto sério, com designs online de avatares que geram dinheiro real para os usuários Há até mesmo alguns produtores reais de cosméticos e roupas que vendem itens virtuais no Second Life, entre os quais grandes marcas como Reebok, Aveda, American Apparel, Union Bay e Adidas, enquanto empresas como Lacoste e L'Óreal já experimentaram as águas no mundo virtual por meio de algumas atividades de marca no Second Life.


O mundo virtual dispõe de uma revista de moda própria, a "Second Style". A editora-chefe da revista, Celebrity Trollop, é responsável pela produção de páginas de moda excelentes, e redige artigos muito bem sacados dirigidos aos seguidores da moda virtual. Uma das atividades sociais dominantes no Second Life são as compras, e maioria dos moradores do mundo virtual adora experimentar com estilos de roupa, cores e formas.

"Comprar novas roupas para mostrar aos amigos se tornou uma maneira comum de entreter os companheiros de vida virtual, para os avatares", contou Trollop em entrevista por e-mail, já que o anonimato é um elemento crucial da vida virtual. No momento, não existem marcas de moda sofisticada em operação no mundo virtual, mas isso não impediu que os estilistas virtuais criassem homenagens complexas aos seus costureiros favoritos.

A casa de moda Paper Couture, que opera no Second World, desenvolveu um lindo modelo de vestido para uma avatar de muita sorte, inspirado em uma criação de Christian Lacroix para a coleção primavera/verão de 2007. Nyla, uma estilista canadense, transformou suas criações reais em roupas para o Second Life. Assim, os compradores podem "experimentar" um modelo em seus avatares, antes de comprá-lo no mundo real. Ela também recriou no Second Life um vestido usado por uma celebridade em Cannes (www.houseofnyla.com).

"O Second Life é hoje o que a Internet era em 1994", disse Digital Francis, membro do Second Life há oito meses, em entrevista por e-mail. Francis, produtor de vídeos no mundo real, usou seus conhecimentos virtuais para criar protótipos de lojas para as casas de loja que desejem aderir ao mundo virtual. O sistema também permitiria que os moradores do mundo virtual adquirissem produtos no mundo real por meio de links contidos nas lojas.

A moda nos mundos virtuais "é feita de pixels, coisinhas muito efêmeras", afirma Trollop. "No Second Life, você pode transformar uma roupa de bolinhas em uma roupa xadrez com três cliques. Os mundos virtuais oferecem uma excelente ferramenta de pesquisa. Para decidir se você compra tecidos de bolinhas ou xadrez, melhor testar os dois no Second Life e determinar as preferências dos usuários".

Fonte: Terra . Herald Tribune.

Nenhum comentário: