Risco deve ser considerado em mundos virtuais, alerta Gartner
Para analistas, empresas que são sensíveis a marcas e posicionamento social devem ter cuidado extra com a disseminação descontrolada de informações no Second Life.
Os riscos à imagem corporativa nos mundos virtuais são uma realidade para os CIOs e diretores de marketing. O instituto de pesquisas Gartner aconselha as empresas a ponderar o entusiasmo em relação aos mundos virtuais com uma visão prática e realista de gestão de risco e segurança da informação. Na opinião dos analistas, empresas que são sensíveis a marcas e posicionamento social devem ter cuidado extra com a disseminação descontrolada de informações no Second Life e talvez considerar ambientes mais segmentados, como There, Kaneva e Activeworlds. Questões de segurança não devem afastar as empresas de mundos virtuais, que oferecem grande potencial de colaboração. A recomendação do Gartner é planejar as atividades sabendo dos riscos e com uma análise dos benefícios pretendidos.
De parte da TI, é preciso verificar os aplicativos baixados nos desktops e a vulnerabilidade do firewall. De acordo com o Gartner, esses programas não oferecem risco maior do que quaisquer outros aplicativos em download. Outro tópico importante é controle de acesso e gerenciamento de identidade, já que novos perfis de avatar podem ser facilmente criados. O Gartner recomenda a criação de ambientes particulares dentro dos mundos virtuais, com host interno, dentro do firewall da empresa, para combater a dificuldade de se checar a identidade das pessoas em múltiplos avatares.
Ao migrar para mundos virtuais privados - criados com ferramentas como Torque Game Engine, Project Wonderland, da Sun, e Olive, da Forterra Systems -, as empresas podem preservar a confidencialidade das informações. Outro alerta do Gartner é que empresas fora dos Estados Unidos devem evitar mundos virtuais sob a jurisdição americana, para evitar embates legais sobre os dados armazenados.
Os experimentos iniciais podem levar a um declínio da produtividade, mas há que se considerar os ganhos futuros. As redes sociais já fazem parte da rotina de muitas pessoas e oferecem oportunidades de colaboração e reforço de marca. De acordo com o Gartner, sua adoção deve ser moderada, para determinadas equipes, e cuidadosamente testada, para evitar decisões prematuras.
Origem: Info Corporate
quinta-feira, 9 de agosto de 2007
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