terça-feira, 7 de agosto de 2007

Lançado nos EUA primeiro livro sobre LSL

Escritor americano, expert em linguagens de programação, acaba de lançar publicação não oficial inteiramente voltada para a linguagem de programação do Second Life.

"Scripting Recipes for Second Life" ("Receitas de Programação para o Second Life" - ISBN 160439000X), lançado pela editora americana Heaton Research, foi escrito pelo conhecido autor de computação, Jeff Heaton. O autor já escreveu mais de 10 manuais de computação, incluindo as linguagens Java e C++, passando também por inteligência artificial ou "Como Construir um Computador". "Scripting Recipes for Second Life", publicação com 364 páginas, já está à venda nos EUA com preço sugerido de US$ 24,99.

Desde que criou o Second Life, em 2003, a Linden Lab implementou neste metaverso um motor de dinamização de objetos, interpretado pelo Linden Script Language (LSL). Conhecedores dessa linguagem poderão adicionar efeitos especiais e uma maior interatividade a tudo o que pode ser construído no mundo virtual. Hoje em dia, o LSL está onipresente em todos os territórios do Second Life, sendo indispensável, para quem o utiliza, e extremamente rentável para quem o domina. As melhores propostas de trabalho no universo da Linden Lab apontam para programadores experientes em LSL.

O livro de Jeff Heaton é um guia de pesquisa, com objetivo de acelerar a absorção do conhecimento sobre LSL entre aqueles que desejam investir seu tempo no aprendizado da linguagem. Existem, por exemplo, "receitas" para se construir veículos personalizados, com total dinamização de recursos (como sons e movimentos), cabines de teletransporte, dentre outras possibilidades. Seu livro contém exemplos de scripts que podem ser utilizados livremente no Second Life. Não há previsão de lançamento deste livro no Brasil.

O autor - Jeff Heaton é escritor especializado em computação e professor aposentado. Residente em Sr. Louis, Missouri, Heaton é autor de mais de 10 livros técnicos e centenas de artigos de informática. Ele se especializou em tecnologias para internet, web e linguagens de inteligência artificial. É programador certificado Sun/Java e membro sênior do comitê IEEE. Heaton é PhD em Gerência de Informação pela Universidade de Whashington.

Fonte: PR Newswire.

Nenhum comentário: