terça-feira, 7 de agosto de 2007

Justiça obriga Linden a revelar dados de residente que pirateou cama erótica

Empresa já teria fornecido dados confidenciais sobre o avatar processado, que segue acreditando na inviolabilidade do seu anonimato.

A Linden Lab, gestora do Second Life, recebeu uma intimação judicial que a obrigoua a revelar dados referentes ao residente Volkov Catteneo, acusado de ter "pirateado" uma cama erótica virtual, com dezenas de posições e posto sua cópia a venda no metaverso, por preço bem abaixo do praticado normalmente.

A companhia Eros LLC, liderada por Kevin Alderman (foto - conhecido pelo avatar Stroker Serpentine, dono da Ilha Amsterdan), entrou com uma ação judicial em Julho, contra Cattaneo por ter roubado sua idéia e exigindo reparação por danos materiais, por violação de direito autoral.

Atrelado a esta ação, Alderman acionou judicialmente as empresas Linden Lab e PayPal, para que revelassem a verdadeira identidade do residente processado. A PayPal recebeu ordem judicial no mês passado, e somente agora a Linden Lab também foi intimada e divulgar todos os registros operacionais referentes ao avatar Volkov Catteneo. Por sua vez, Catteneo já havia informado a esta reportagem que teria entrado com dados falsos durante sua inscrição ao Second Life. Afirmou também achar muito improvável que a Eros o localize de fato.

Frank Taney, advogado da Eros LLC, disse estar analisando dados entregues pela Linden Lab e pela PayPal, e que gostaria de solicitar junto ao Fórum do município de Tampa, novas intimações, nas próximas semanas, com provedores de internet detentores dos IPs registrados nos acessos feitos por Catteneo junto aos dois sistemas. Perguntado, Taney foi categórico: "iremos até a ponta da corda".

O advogado da Eros e de Kevin Alderman, disse também à reportagem que ainda está procurando outras formas de danos causadas pelo violador de direitos autorais, bem como o número de cópias de sua cama "ilegal", que foram vendidas até o momento. Taney está a procura também de possíveis "comparsas" que estariam participando do esquema de Catteneo, para criar cópias de outros objetos comercialmente valiosos e com direitos autorais reconhecidos.

Sobre especulações de que a pessoa que usa o avatar Volkov Catteneo não está sob jurisdição americana, o próprio informou à reportagem da Reuters que é cidadão dos Estados Unidos e que vive em solo americano. Frank Taney também indicou já ter recebido telefonemas de testemunhas, jurando que Cattaneo é mesmo americano.

A intimação judicial exigiu que a Linden Lab fornecesse "a totalidade de informações para identificação", em cima de todos os dados ligados ao avatar processado, incluindo endereços IP e históricos de bate-papos. Taney não divulgou detalhes sobre o quê exatamente foi fornecido pela Linden, mas garantiu que a empresa não ofereceu nenhuma resistência em colaborar com a Justiça americana. Procurada pela reportagem, a Linden Lab não quis comentar o assunto.

Origem: Reuters.

Nenhum comentário: